Menu

DISCOTERJ

Associação dos Dj's e Vj's no Estado do Rio de Janeiro

CNPJ: 28.009.124/0001-57

DJ GRANDMASTER FLASH O Modernizador do Mixer

31 MAR 2021
31 de Março de 2021
DJ GRANDMASTER FLASH - O MODERNIZADOR DO MIXER

Nascido Joseph Saddler, em Bridgetown, capital de Barbados, em 1 de janeiro de 1958, mais conhecido pelo nomes artístico DJ Grandmaster Flash, migrou para os Estado Unidos juntamente com seus pais, indo residir no Sul do bairro do Bronx, em Nova York. Sua carreira como DJ foi influenciada inicialmente pela coleção de vinis de seu pai. Flash também é creditado como um dos pioneiros do Movimento Cultural HIP-HOP, da popularização do “scratch” e da arte de mixar...

No entanto, desde o longo caminho percorrido pela “Arte do DJing”, tendo marco inicial os anos 1950, onde as rádios da época estavam apenas começando a tocar música no intervalo entre as falas do locutor, deixando claro que o “Disc-Jockey” precisaria de algum equipamento especializado para melhorar a sua forma de comunicação, à medida que o elemento musical das transmissões se tornou mais popular entre os ouvintes, a tecnologia passou a avançar mais rapidamente nos anos seguintes, produzindo um gênero completamente novo de expressão musical. Deste modo, o que se segue é uma breve história da evolução dos modernos equipamentos voltados para o Universo DJ, onde o “mixer” se torna um instrumento preponderante na materialização da identidade DJ.

Amigo inseparável dos pick-ups, o mixer nasce oficialmente em 1971, exatamente um ano antes do surgimento do primeiro modelo do “Technics SL-1200”, quando o engenheiro elétrico norte-americano e designer de sistemas de som Alex Rosner[que foi particularmente importante no campo da instalação de som para a onda “Disco” (Discoteca) dos anos 1970], projetou o primeiro mixer para DJ. O mixer, que Rosner chamou carinhosamente de “Rosie DJ”, foi desenvolvido especificamente para o Francis Grasso, DJ residente do Haven Club, night club localizado na cidade de Londres, na Inglaterra. O protótipo foi pintado de vermelho e recebeu o nome de “Rosie” em homenagem a seu inventor. “Rosie” era uma unidade do tamanho da palma da mão com apenas três controles deslizantes, oferecendo duas entradas para sinais fono, uma entrada de fita e uma seção de sinalização. Rosie deu ao DJ a capacidade de sincronizar harmonicamente a passagem sonora de um toca-discos para outro pela primeira vez na história do DJ, algo extremamente surpreendente para a época.

Já o primeiro mixer disponível comercialmente foi o “Bozak CMA-10-2DL”, mixer rotativo projetado por Rudy Bozak em 1971.Logo, muitos DJs começaram a aparecer com seus estilos de mixagem individuais. 

O ano era 1974 e o adolescente Joseph Saddler acabara de montar seu próprio mixer em seu quarto de casa. Influenciado pelo “DJ Kool Herc” [reconhecido como um dos pais do HIP-HOP], Saddler começa a discotecar em festas por todo o bairro do Bronx, assumindo o nome artístico Grandmaster Flash. Nessa época, ele cursava a Samuel Gompers High School, escola profissionalizante localizada também no Bronx, onde se vocacionou técnico em eletrônica. Dentre as muitas necessidades para um melhor desempenho de seu estilo, que se baseava em mixagem rápida ou “corte” instantâneo, o jovem Saddler precisava que seu mixer de microfone Sony tivesse um recurso de sinalização que lhe permitisse visualizar sua mixagem por meio de fones de ouvido, antes de enviar o áudio aos alto-falantes, para que todos pudessem ouvir – ou seja, o recurso da “pré-escuta”. Então ele procurou a Radio Shack Corporation [empresa responsável até os dias atuais pelo gerenciamento de uma cadeia varejista de lojas de artigos eletrônicos nos Estados Unidos, em várias partes da Europa, América Central e América do Sul], com sede em  Massachusetts, Boston, com a intenção produzir seu próprio instrumento de trabalho e consolidar seu nome na história. Ele chegou a utilizar alguns componentes eletrônicos da RadioShack, mas foi na Rane Corporation, um fabricante norte-americano de equipamentos de áudio profissional, localizado em Mukilteo, Washington, que Flash finalmente encontrou seu vôo alto e seguro... Eis que surge o “Rane Empath”, com a assinatura de Grandmaster Flash. O modelo oferecia 3 canais e formato de 10 ” e a grande novidade, o “crossfader” – divisor de canais que permite ao DJ escolhe fazer a transição proporcional entre eles ao deslizá-lo, provocando a diminuição do som do primeiro toca-discos, na mesma proporção em que o som do segundo aumenta...

E foi graças à inclusão do “crossfader” no mixer, que em 1975, o “DJ Grand Wizard Theodore”, através do equipamento emprestado pelo próprio Flash, descobriu acidentalmente o “scratching” no quarto de sua casa, possibilitando que dois anos mais tarde a Citronic a lançasse o modelo SMP101, creditado como o primeiro mixer britânico a aprimorara função do crossfader horizontal. Aliás, controvérsias a parte, alguns entendedores alegam que até 1977, o mercado dos Estados Unidos não possuía um mixer com controle de crossfader horizontal perfeito. Com o lançamento do GLI PMX 7000, que replicou o Bozak, desenvolvido pela empresa do designer e engenheiro de eletrônica de áudio e acústica na área de reprodução de som norte-americano Rudolph Thomas Bozak,ficou conhecido como “poor mans Bozak”.

Desde então, muitos modelos de mixer surgiram, a partir das performances originárias de Grandmaster Flash por sobre os pick-ups(Turntablismo), até o desaguar do reconhecimento pleno das habilidades que chegavam a desafiar a mente humana em eventos como o “DMC World DJ Championships” ou “Campeonato Mundial de DJs do DMC” –competição anual organizada pelo Disco Mix Club, com sede em Londres, que teve início em 1985. Patrocinado internacionalmente pela Technics e a Ortofon, o DMC valorizou as técnicas desenvolvidas por DJs através de suas inspirações criativas mundo afora, provocando a erupção de um mercado que se renova até os tempos atuais em favor da nossa atração principal da noite – Sua Majestade O DJ!!

DJ TR
GET DOWN (Netflix) - https://www.netflix.com/watch/80025601

Voltar
Tenha também o seu site. É grátis!